A entrega do IRS está quase aí. Os contribuintes têm entre 1 de abril e 30 de junho para submeter a declaração deste imposto à Autoridade Tributária (AT), à semelhança dos anos anteriores. A entrega do IRS é, por norma, um processo que pode gerar algumas dúvidas, mas saiba que é possível ter ajuda no preenchimento da declaração.
Deste modo, as Finanças divulgaram um vídeo nas redes sociais que explica que, para obter ajuda, os contribuintes devem aceder ao Portal das Finanças e escrever no campo de pesquisa 'entregar IRS' e iniciar sessão com as respetivas credenciais de acesso.
O Fisco explica que, durante a entrega do IRS, há um botão 'ajudas', que pode ser ativado a qualquer momento e "permite aceder a várias áreas de ajuda: se ativar a ajuda ao preenchimento, esta aparecerá em todos os quadros da declaração".
Também pode selecionar a opção 'facilitador' ou 'ajudas por temas'.
Até 31 de março, recorde-se, cada contribuinte pode consultar na plataforma e-fatura os montantes globais que lhe foram atribuídos para dedução no IRS, depois de ter expirado o prazo para validação de despesas de saúde, educação, lares, imóveis, encargos gerais familiares e despesas com benefício de IVA.
Nesta fase, recorda a DECO, "os valores visíveis já incluem as rendas de casa, juros de crédito à habitação, taxas moderadoras ou despesas não comparticipadas por seguradoras, que até fevereiro não estavam disponíveis para consulta no e-fatura".
Leia Também: Bolsa de Lisboa abre a cair 0,16%