Ryanair garante que não vai cobrar sobretaxas de combustível em Portugal

Em reação à decisão da TAP, de aumentar a sobretaxa de combustível, a Ryanair acrescenta que a mesma vai penalizar os portugueses e o turismo nacional.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
22/03/2022 13:21 ‧ 22/03/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

aviação

A Ryanair garantiu esta terça-feira que não vai cobrar sobretaxas de combustível em Portugal, no seguimento do anúncio da TAP, acrescentando que a decisão da companhia aérea portuguesa de aumentar esta taxa vai penalizar os portugueses e o turismo. 

"Estas sobretaxas de combustível irão penalizar não só os cidadãos portugueses, como o turismo português. A TAP, que recebeu mais de três mil milhões de euros em auxílios estatais dos contribuintes portugueses e ainda bloqueou slots no aeroporto de Lisboa (que não pode e não vai utilizar este Verão), penaliza agora ainda mais os seus clientes com tarifas mais elevadas e sobretaxas desnecessárias de combustível", refere a Ryanair, em comunicado enviado às redações. 

Ao que indica a Ryanair, "contrariamente à TAP, a Ryanair cobriu quase 80% das suas necessidades de combustível até março de 2023 e assim garante que continuará a repercutir as tarifas mais baixas de/para os seus seis aeroportos em Portugal, com uma garantia de zero sobretaxas de combustível para o verão 2022". 

"Tendo recebido mais de três mil milhões de euros em auxílios estatais dos contribuintes portugueses, é inaceitável que a TAP responda a esta generosidade ao reduzir a capacidade, bloquear slots não utilizadas no aeroporto de Lisboa, a aumentar as tarifas aéreas e a impor agora sobretaxas de combustível injustificadas aos seus passageiros. Este é mais um sinal do declínio da TAP em Portugal", diz Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, citado no mesmo comunicado. 

"Apelamos novamente ao primeiro-ministro António Costa para que liberte os slots não utilizadas pela TAP este Verão (que a TAP não pode e não vai utilizar) para que a Ryanair possa trazer mais visitantes a Lisboa e assim acelerar a recuperação do turismo pós-Covid em Lisboa, bem como empregos para os jovens", acrescenta Michael O’Leary. 

A TAP anunciou na semana passada que vai aumentar a taxa YQ - conhecida como taxa de combustível - devido ao aumento do preço do 'jetfuel', aquele que é "um dos principais fatores de custo na aviação". Companhia aérea diz que, a curto prazo, é "inevitável" que os preços das viagens aumentem. 

Leia Também: Madeira prevê taxa de ocupação hoteleira superior a 85% em abril

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas