Os preços do petróleo estão a negociar em baixa no arranque desta semana, com o Brent - que serve de referência para as importações nacionais - a cair 4,3% para 98,41 dólares por barril, abaixo do 'patamar' dos 100 dólares, de acordo com o Investing.
"A razão mais provável por detrás da queda é a situação pandémica na China. O confinamento imposto em Xangai, um importante centro industrial do país, não conseguiu travar a propagação do coronavírus, com a cidade a continuar a relatar cada vez mais novos casos diários", referem analistas da XTB, numa nota enviada ao Notícias ao Minuto.
Segundo a mesma nota, "dada a política de tolerância zero da China ao lidar com a pandemia, tais desenvolvimentos não auguram um quadro brilhante, uma vez que sugerem que as restrições estarão em vigor por um longo período de tempo. As normas impostas afetam a atividade económica no país e têm um impacto negativo na procura de petróleo".
O barril de petróleo Brent para entrega em junho abriu, esta segunda-feira, em baixa no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, a cotar-se a 100,36 dólares, contra 102,78 dólares na sexta-feira.
Leia Também: Projeto de Coimbra prevê qualificar oito a 10 mil pessoas em quatro anos