Se recebeu um alerta de divergência no seu IRS significa que a Autoridade Tributária (AT) detetou, que nos dados que declarou, valores diferentes dos que constam na base de dados. Estas divergências podem ser consultadas (e resolvidas) através do Portal das Finanças.
"Recebeu um alerta de divergência no seu IRS? No portal das Finanças pode esclarecer a disparidade e/ou entregar uma declaração de substituição, evitando a deslocação ao Serviço de Finanças", diz a AT, numa publicação na rede social Facebook.
O alerta de divergência, explicam as Finanças num folheto informativo sobre o tema, "são enviados por carta postal ou para a ViaCTT, caso tenha Caixa Postal Eletrónica e ficam disponíveis para consulta no Portal das Finanças".
"Ao implementar o sistema de divergências, a AT pretende sensibilizar o contribuinte, para os benefícios do cumprimento voluntário. A comunicação da existência da divergência permite o atempado esclarecimento/resolução da situação e a evolução do processo de liquidação do IRS, sem penalidades para o contribuinte", é referido no mesmo documento.
Como consultar uma divergência?
- Aceda ao Portal das Finanças;
- No motor de busca, escreva 'Divergências de IRS' e clique na lupa;
- Após obter o resultado da pesquisa, clique em 'Aceder';
- Autentique-se;
- No 'Consultar Divergências' pode obter informação sobre a origem, a situação, o imposto e o exercício a que diz respeito, explica a AT.
Leia Também: Consignação do IRS de 2020 'deu' 26 milhões a instituições. Como se faz?