Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 22º

Suposta detenção do fundador Jack Ma colocou ações do Alibaba em queda

As ações do Alibaba sofreram hoje uma queda superior a 9% nos primeiros minutos da sessão da bolsa de Hong Kong, devido à suposta detenção do fundador do gigante do comércio eletrónico chinês, Jack Ma.

Suposta detenção do fundador Jack Ma colocou ações do Alibaba em queda
Notícias ao Minuto

07:59 - 03/05/22 por Lusa

Economia Alibaba

Esta manhã, a televisão estatal chinesa CCTV tinha anunciado "restrições de liberdade" impostas em Hangzhou -- cidade do leste da China onde fica a sede do Alibaba -- a um homem de apelido Ma, em 25 de abril.

Aquele homem é acusado de "conluio com forças hostis antichinesas no exterior" e de "atividades que colocam em risco a segurança nacional, como incitar a secessão ou subverter o poder do Estado".

A notícia levou a que as ações do Alibaba caíssem 9,4% nos primeiros 15 minutos da sessão da bolsa de valores de Hong Kong.

Uma queda que só terminou quando o jornal estatal chinês Global Times esclareceu que o suspeito trabalha como diretor de pesquisa e desenvolvimento de 'hardware' numa empresa de computadores.

Depois do desmentido, as ações do Alibaba recuperaram e estavam a perder 0,69% a duas horas do fecho da sessão.

O gigante do comércio eletrónico foi uma das empresas privadas mais afetada por uma campanha do Governo chinês para apertar a regulação no setor digital, que atingiu também a Didi, conhecida como o 'Uber chinês'.

Em outubro de 2020, Jack Ma fez um discurso altamente crítico da estratégia de Pequim de minimizar os riscos no sistema financeiro e dos bancos tradicionais, que, segundo ele, ainda são geridos como "lojas de penhores".

O ainda acionista maioritário do Alibaba esteve depois três meses sem aparecer em público, período em que as autoridades chinesas cancelaram a oferta pública inicial do Ant Group, a tecnológica financeira do grupo.

Desde então, o Alibaba perdeu cerca de 65% da capitalização de mercado, tendo ainda recebido uma multa recorde de 2,8 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros) por abusar da posição de mercado, no ano passado.

Leia Também: Combustíveis baixaram (bem) menos do que o previsto. Veja aqui os preços

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório