As despesas com a alimentação representam uma fatia cada vez mais 'pesada' do orçamento familiar, uma vez que os preços estão a aumentar. Importa, por isso, conhecer algumas dicas que ajudam a poupar na cozinha, quer para quem tenha uma família maior, quer para quem tenha uma família mais pequena.
A empresa de comparação de tarifas Selectra reuniu, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, oito dicas 'amigas' da sua carteira. Tome nota:
1. Aposte em produtos de origem vegetal e da época
"Quando for às compras, leve consigo uma lista com tudo o que precisa para as refeições da semana, incluindo os legumes e fruta da época. Para além destes produtos serem muito mais saborosos, têm ainda a vantagem de apresentarem um preço bastante mais apelativo que os de estufa."
2. Atente nas promoções de final de validade
"Costuma evitar aquelas embalagens com etiqueta rosa? Pois, fique a saber que estas podem ser as suas maiores aliadas numa estratégia de poupança. Apesar de terem uma data de validade mais reduzida, a maioria destes produtos pode continuar a ser consumido de forma segura após o período indicado, e desta forma, consegue adquiri-los de forma muito mais económica."
3. Descongele os alimentos antecipadamente
"Sempre que descongela comida em água a correr está, não só a desperdiçar de forma desnecessária este recurso, como também a aumentar o valor das suas faturas. E o mesmo acontece se utilizar o microondas para esse fim. Assim, o melhor é deixar os alimentos a descongelar à temperatura ambiente, sendo que para isso ajuda bastante ter um plano definido com as refeições que vai preparar a cada semana."
4. Use apenas a água que precisa e reutilize-a no final
"Quando chegar finalmente a hora de cozinhar, encha a panela apenas com a água necessária para cobrir os alimentos. Ao fazer isto, evita o desperdício e reduz inclusive o tempo de espera até que esta comece a ferver. No final, ao invés de se descartar da água que restou, reutilize-a para regar as plantas ou até mesmo para a utilizar como caldo noutros cozinhados."
5. Tenha atenção às panelas que utiliza
"As panelas grandes devem ser colocadas nos bicos do fogão maiores e o das panelas mais pequenas, nos que lhes correspondem, certo? Por muito sentido que isto faça, não são raras as vezes que caímos na tentação de colocar as panelas pequenas nos bicos do fogão maiores na expetativa que os alimentos cozinhem mais depressa."
6. Dê preferência à panela de pressão
"Sabia que ao utilizar uma panela de pressão poupa não só tempo como também energia? Isto porque ao ter a capacidade de confecionar as refeições em metade do tempo comparando com os outros tachos , consegue aproveitar ao máximo o calor do fogão no menor tempo possível."
7. Evite o desperdício alimentar
"Acertar com a quantidade de comida para uma família numerosa, não é fácil e por isso, é normal existirem sobras. Mas isso não significa que se deva descartar delas, muito pelo contrário! Mesmo que a comida excedente não sirva para alimentar todos numa próxima refeição, pode sempre reinventar novas maneiras de aproveitá-la. Por exemplo, se sobrou uma perna de frango, porque não lhe junta uns legumes e faz uma massa gratinada? Ideias na internet não faltam, e desta forma consegue preparar mais refeições com menos dinheiro."
8. O lugar da loiça suja é na máquina de lavar
"Por fim, quando for hora de levantar a mesa, peça a todos para que coloquem a loiça que sujaram na máquina. Para além de dar muito menos trabalho, ao utilizar este aparelho gasta bastante menos água e energia do que ao lavar a loiça à mão, principalmente se a programar no modo eco."
Leia Também: Alimentos mais caros? Oito dicas para poupar na ida ao supermercado