A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já reembolsou mais de dois mil milhões de euros na campanha de IRS de 2022, relativa aos rendimentos auferidos em 2021, anunciou esta quarta-feira o Ministério das Finanças.
Em comunicado, o ministério tutelado por Fernando Medina, indica que até ao dia de hoje “foram entregues cerca de 4,1 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes, sendo que 37% foram submetidas através do IRS Automático” e “63% foram submetidas de forma manual”.
Do total de declarações entregues, já foram liquidadas 3,6 milhões. “Destas, mais de dois milhões correspondem a reembolsos aos contribuintes, num montante total de 2.057 milhões de euros”, acrescenta a nota.
Foram ainda “emitidas cerca de 551,9 mil notas de cobrança, num total de cerca de 635 milhões de euros, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança)”.
O Ministério das Finanças lembra que “os contribuintes podem entregar a sua declaração de rendimentos até ao dia 30 de junho” e que “os contribuintes que pretendam podem recorrer ao atendimento presencial nos Serviços de Finanças, devendo o agendamento ser feito através do Portal das Finanças ou do Centro de Atendimento Telefónico da AT (217 206 707)”.
Leia Também: Proposta da IL de taxa única para salários baixos é "embuste"