Governo reduz ISP nos combustíveis. Taxa atinge valor mínimo no gasóleo

Em causa está, como explicam as Finanças, uma medida tomada tendo em conta "a perspetiva da evolução dos preços na próxima semana".

Notícia

© Pixabay

Ema Gil Pires
17/06/2022 18:47 ‧ 17/06/2022 por Ema Gil Pires

Economia

Combustíveis

O Ministério das Finanças anunciou, esta sexta-feira, uma nova redução das taxas do ISP no gasóleo e na gasolina, a vigorar a partir da próxima segunda-feira. Em comunicado, o Governo esclarece que a carga fiscal vai reduzir-se em mais 1,2 cêntimos por litro de gasolina e em 0,4 cêntimos adicionais por litro de gasóleo.

Contas feitas, durante a próxima semana o alívio global da carga fiscal sobre os combustíveis vai ser de um total de 22,2 cêntimos por litro no caso do gasóleo e de 26,3 cêntimos por litro na gasolina. Isto graças ao "mecanismo semanal de revisão do ISP e redução das taxas unitárias deste imposto para o equivalente a uma taxa do IVA de 13%", lê-se na mesma nota.

"A estes montantes acresce a não atualização da taxa de carbono em cerca de 6 cêntimos por litro", explica ainda o Ministério. 

Em causa está, como explicam as Finanças, uma medida tomada tendo em conta "a perspetiva da evolução dos preços na próxima semana e as variações dos preços verificadas nas duas últimas semanas".

Isto porque, de acordo com a informação avançada por fonte do setor ao Notícias ao Minuto, o preço do gasóleo vai subir, num aumento que pode mesmo chegar aos seis cêntimos por litro. As notícias são, contudo, mais positivas para quem tem carro a gasolina, já que se prevê um alívio que pode chegar aos quatro cêntimos, segundo a mesma fonte.

Como explica o Ministério liderado por Fernando Medina, a taxa do ISP do gasóleo desce, com a decisão tomada esta sexta-feira, "para o mínimo permitido pela Diretiva 2003/96/CE, de 27 de outubro".

Lembre-se que Portugal já solicitou junto da Comissão Europeia, no passado mês de abril, a derrogação da aplicação dos limites mínimos impostos por esta diretiva - estando agora "em curso a avaliação do pedido pelos serviços da Comissão Europeia", esclarece o Governo. 

O Ministério das Finanças refere ainda que, tal como habitualmente, irá reavaliar toda esta situação na próxima sexta-feira, perante a perspetiva de evolução dos preços.

Segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), referentes a quinta-feira, o gasóleo simples custa atualmente, em média, 2,040€/litro. Já o preço médio da gasolina simples 95 está nos 2,169€/litro, segundo os valores mais recentes. 

Leia Também: Consumo de combustíveis recua 28,6% em abril face a março

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas