Meteorologia

  • 26 OCTOBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 18º

Taxas de juro? BCE poderá discutir subida de 50 pontos base

A notícia está a ser avançada pela agência Reuters. Este aumento, a confirmar-se, é superior ao esperado de 25 pontos base.

Taxas de juro? BCE poderá discutir subida de 50 pontos base
Notícias ao Minuto

10:18 - 19/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia BCE

Em cima da mesa da próxima reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que acontece esta semana, poderá estar um aumento de 50 pontos base nas taxas de juro, avança esta terça-feira a agência Reuters, citando duas fontes próximas. 

Este aumento, a confirmar-se, é superior ao esperado de 25 pontos base, uma indicação que tinha sido, aliás, dada pelo banco central na última reunião de política monetária. 

Nessa altura, em junho, o BCE manteve as taxas de juro, mas anunciou que as compras líquidas de ativos ao abrigo do programa APP terminam em julho, mês no qual avançaria com uma subida de 25 pontos base.

"Assim, e em linha com a sequência de política do Conselho do BCE, o Conselho do BCE pretende aumentar as taxas de juro diretoras do BCE em 25 pontos base na sua reunião de política monetária de julho", informou, sinalizando ainda esperar voltar a aumentar as taxas de juro diretoras em setembro.

"A calibração desse aumento da taxa dependerá da atualização das perspetivas de inflação de médio prazo. Se a perspetiva de inflação no médio prazo persistir ou se deteriorar, um incremento maior será apropriado na reunião de setembro", disse.

O BCE disse também que, depois de setembro, com base na avaliação atual, antecipa que "será adequada uma trajetória gradual, mas sustentada de novos aumentos das taxas de juro".

Leia Também: Crunchyroll decidiu reduzir preço de subscrição em quase 100 mercados

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório