É muito importante sensibilizar os mais novos para a importância de criar hábitos de poupança e é por isso que a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) realiza todos os anos a Global Money Week - uma campanha que visa sensibilizar os jovens consumidores para as boas práticas de gestão do dinheiro pessoal.
Nas sessões deste ano participaram 1.156 crianças e jovens de todos os ciclos de ensino, desde o 1.º ao ensino secundário, de 27 escolas de todo o país pertencentes à rede de escolas DECOJovem, tendo sido abordadas as seguintes temáticas: Gestão do orçamento, numeracia financeira e serviços bancários.
Nesta senda, o Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS) da DECO dá seis conselhos para os mais novos:
- Assume a liderança das tuas finanças;
- Negoceia com os teus pais um valor para uma semanada ou mesada;
- Foca-te no essencial;
- Define um montante para a poupança e estabelece os objetivos que queres alcançar, é mais fácil poupar com uma meta definida – 'quanto preciso e para quê?';
- Evita ceder aos apelos do consumo, 'cool' não é sinónimo de gastar muito dinheiro;
- Guarda 10% do dinheiro que recebes, quer sejam cinco ou 50 euros. 'Chapa ganha, chapa gasta' não é de todo uma boa solução.
De acordo com o GAS, "a promoção da literacia financeira junto dos jovens, sobretudo em idade escolar, é um dos meios mais eficaz para a capacitação financeira, permitindo formar, desde cedo, adultos capazes de, ao longo da sua vida, ter uma relação saudável com o dinheiro".
Leia Também: O que é que os portugueses mais gostam de fazer nas férias? Relaxar