Apoios "estão longe" de "cobrir ou mitigar totalmente" a subida de preços
João Duque considera que o Executivo poderia "ter feito mais" relativamente aos apoios para as famílias, justificando que o aumento da receita fiscal, em comparação homóloga, é superior ao valor do pacote anunciado.
© Global Imagens
Economia João Duque
O economista João Duque considera que o Governo poderia ter ido "mais longe" no pacote de apoios para as famílias, lembrando que estas ajudas não mitigam, totalmente, o aumento dos preços que se verifica desde o início do ano e a receita fiscal é superior ao montante total do pacote anunciado.
"O Governo podia ter feito mais", porque a "receita fiscal é muito superior aos 2.400 milhões de euros agora anunciados, em termos de pacote", disse João Duque, em declarações à SIC Notícias.
De acordo com o economista, "fazendo umas contas simples, as pessoas percebem porque é que o Governo deveria ter ido mais longe. Os pagamentos que se vão fazer agora estão longe de poderem cobrir ou mitigar totalmente aquele que foi o acréscimo de preços".
João Duque lembra que os preços, desde o início do ano, "subiram 7,8%, em média", o que significa que os cidadãos tinham de ser recompensados neste valor para mitigar o aumento dos preços. Contudo, "isto não vai acontecer", diz João Duque.
O Governo anunciou, na segunda-feira, um pacote de medidas de apoio aos rendimentos das famílias tendo em vista a mitigação dos efeitos da inflação e do aumento dos custos energéticos, que ascende a 2,4 mil milhões de euros.
As medidas incluem as áreas de rendimentos, crianças e jovens, pensionistas, eletricidade, gás e combustíveis, rendas e transportes.
Leia Também: AMI apoiou quase 7 mil pessoas carenciadas no primeiro semestre deste ano
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com