BCE volta hoje a subir taxas de juro pela segunda vez consecutiva

O Banco Central Europeu (BCE) deverá voltar hoje a subir as taxas de juro, depois de o ter feito em julho pela primeira vez em 11 anos, com os analistas a apostarem num incremento de 50 a 75 pontos base.

Notícia

© Lusa

Lusa
08/09/2022 06:25 ‧ 08/09/2022 por Lusa

Economia

BCE

Em julho, a instituição liderada por Christine Lagarde decidiu subir as suas taxas de juro em 50 pontos base, com efeitos a partir de 27 de julho.

A taxa de juro das principais operações de refinanciamento passou de 0% para 0,50%, a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez ficou agora em 0,75% e a taxa de depósito que estava em terreno negativo (-0,50%) subiu para 0%.

"O Conselho do BCE considerou apropriado dar um primeiro passo maior, na sua trajetória de normalização das taxas de juro diretoras, do que o sinalizado na reunião anterior", referiu em comunicado o banco central divulgado na altura, que optou por uma subida de 50 pontos base em vez dos 25 pontos base indicados inicialmente.

O BCE indicou também que nas próximas reuniões continuará a subir as taxas de juro.

Segundo os analistas, o Conselho de Governadores deverá decidir na reunião de hoje uma subida dos juros entre 50 a 75 pontos base.

O banco central irá também divulgar a atualização das projeções económicas, que incluem o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação da zona euro.

Leia Também: Euro sobe na véspera da decisão do BCE sobre as taxas de juro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas