Novo ministro das Finanças britânico avisa que tomará "decisões difíceis"
O novo ministro das Finanças britânico, Jeremy Hunt, avisou hoje que deverá tomar "decisões difíceis" tanto na despesa pública como em impostos para reduzir a dívida.
© Reuters
Economia Reino Unido
Em comunicado, Jeremy Hunt sublinhou que o Governo deve ser "honesto com o povo" e por isso deve alertar de que terá de tomar medidas difíceis.
Estas declarações surgem apenas um dia depois de ter assumido o cargo em substituição de Kwasi Kwarteng, afastado pela primeira-ministra britânica conservadora, Liz Truss.
Ainda assim, Hunt referiu que, ao tomar essas decisões, a sua principal preocupação será "como proteger e ajudar as famílias, as empresas e as pessoas que estão em dificuldades".
"O meu foco está no crescimento sustentando pela estabilidade. O impulso de fazer crescer a economia está correto (...), mas fomos longe demais, demasiado rápido", sublinhou, fazendo eco das declarações proferidas na sexta-feira por Liz Truss.
Hunt prometeu que o seu novo roteiro para a economia britânica, cuja apresentação está prevista para 31 de outubro, terá planos "para garantir que os gastos do Governo sejam o mais eficiente possível, que o dinheiro dos contribuintes seja bem usado" e haja um "controlo rigoroso" sobre as finanças públicas.
Anteriormente, nas suas primeiras entrevistas como ministro da pasta das Finanças, também hoje divulgadas, Jeremy Hunt tinha reconhecido que o plano fiscal apresentado por Kwarteng, há três semanas, tinha "erros".
A nomeação de Hunt está a ser vista pelos comentadores políticos como uma forma de Liz Truss apaziguar os mercados financeiros e a ala centrista do Partido Conservador britânico, origem de grande parte das críticas internas dos últimos dias à estratégia económica do executivo.
Leia Também: Banco de Inglaterra não hesitará em fazer mais aumentos das taxas de juro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com