O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, explicou esta terça-feira que o restabelecimento da rede elétrica foi gradual, tendo começado de Norte para Sul, que permitiu chegar a Lisboa "com segurança".
"Porque é que foi gradual? Tapada do Outeiro a Norte, e Castelo de Bode, a Sul, foram as duas que arrancaram e foram paulatinamente arrancando a rede para equilibrar o consumo e a produção e fomos caminhando de Norte para Sul até chegar a Lisboa. Lisboa é o grande fluxo de consumo. Só chegamos a Lisboa com segurança", explicou o ministro, em declarações à SIC Notícias.
Pinto Luz adiantou ainda que houve "uma ligação espanhola que conseguimos mais tarde, na Guarda, e no Algarve que nos permitiu caminhar de Sul para Norte, garantido o abastecimento do Alentejo, Beira Baixa e Setúbal, os últimos a terem acesso, às 23h22".
Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou na segunda-feira, desde as 11h30, Portugal e Espanha, que continua sem ter explicação por parte das autoridades.
Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades foram algumas das consequências do "apagão". O restabelecimento de energia aconteceu de forma gradual ao longo do dia, começando pela zona centro do país.
Leia Também: "Portugal está autónomo, está a trabalhar só com energia do país"