O apagão de segunda-feira lançou o caos nos aeroportos nacionais, com muitos passageiros a verem os seus voos atrasados ou cancelados. Nesta situação, os clientes não têm direito a pedir compensação às companhias aéreas, esclarece a AirHelp.
"Estas perturbações estão fora do controlo da companhia aérea e do aeroporto. Por conseguinte, se o atraso for superior a três horas ou se o voo for cancelado, o passageiro afetado não tem direito a qualquer compensação financeira", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Porém, a empresa nota que as companhias aéreas são obrigadas a cobrir algumas das necessidades dos passageiros durante a interrupção:
- Água, alimentos e acesso a telecomunicações a partir de duas horas de atraso.
- A companhia aérea deve fornecer um voo ou transporte alternativo para o destino. Se o passageiro decidir não voar, a companhia aérea deve reembolsar o preço do bilhete.
- Se o atraso, o cancelamento ou a alteração do voo implicar que o passageiro tenha de pernoitar, a companhia aérea deve oferecer um quarto de hotel e transporte para o hotel.
E mais: "Paralelamente, os passageiros devem guardar todos os cartões de embarque e recibos de comida, bebida e alojamento para acelerar o processo de reclamação".
Leia Também: Demorará "dois a três dias" a normalizar. Se tem voo marcado, faça isto