“A falha generalizada no abastecimento de energia elétrica, que afetou o território nacional durante o dia de ontem, prejudicou o funcionamento dos sistemas informáticos da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), não se tendo, contudo, verificado qualquer anomalia quanto à integridade da informação detida pela AT", pode ler-se num comunicado da tutela enviado ao Notícias ao Minuto.
O Ministério esclarece que, "neste momento, decorrem ainda os trabalhos para repor, assim que possível, o Portal das Finanças e os sistemas informáticos que suportam o atendimento ao público, por forma a garantir a segurança e a normalidade do funcionamento da AT", acrescenta a mesma nota.
É por este motivo que o site do Portal das Finanças está em baixo esta terça-feira, numa altura em em que decorre a campanha de entrega do IRS.
O Fisco adianta ainda que "os prazos de obrigações tributárias e de procedimento tributário que terminaram durante o dia de ontem ou terminem durante o dia de hoje poderão ser cumpridos até ao final do dia de amanhã, sem quaisquer acréscimos ou penalidades".
Leia Também: IRS. Já há dois milhões de declarações entregues - e os reembolsos?