Em setembro de 2022, a dívida pública, na ótica de Maastricht, aumentou 1,6 mil milhões de euros, para 279,8 mil milhões de euros, divulgou o Banco de Portugal (BdP), esta quarta-feira. Contudo, a dívida pública totalizava 120,5% do produto interno bruto (PIB), o que significa uma redução face ao trimestre anterior.
"Este acréscimo refletiu o aumento de responsabilidades em depósitos (0,9 mil milhões), sobretudo em certificados de aforro, e as emissões líquidas de títulos de dívida (0,7 mil milhões de euros)", segundo o BdP.
Os depósitos das administrações públicas aumentaram 3,6 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública diminuiu 2,0 mil milhões de euros, para 250,5 mil milhões de euros.
Contudo, no terceiro trimestre do ano, a dívida pública totalizava 120,5% do produto interno bruto (PIB), o que representa uma diminuição de 2,9 pontos percentuais relativamente ao final do trimestre anterior.
Dívida pública aumentou 1,6 mil milhões de euros em setembro. #estatisticas https://t.co/PNVWAe5YHO pic.twitter.com/y06VAf0fwZ
— Banco de Portugal (@bancodeportugal) November 2, 2022
Leia Também: Greve de professores marca manhã no Porto, mas há que "desenrascar"