Perder a carteira pode ser mesmo uma verdadeira dor de cabeça, ainda por cima se lá estiverem todos os documentos. Por questões de segurança, deve agir rapidamente: "Não cruze os braços. Uma reação rápida pode evitar muitos problemas", diz a DECO Proteste.
De acordo com a organização de defesa do consumidor, deve seguir estes passos:
1. Participar à polícia e informar o Banco de Portugal
"Assim que se aperceber de que não tem a carteira ou os documentos, desconhece o seu paradeiro e teme a utilização indevida dos mesmos, deve participar a situação às entidades policiais e guardar o respetivo comprovativo. De seguida, deve informar imediatamente o Banco de Portugal [formulário aqui], pois só assim ficará mais protegido de eventuais operações financeiras ilícitas", diz a DECO.
2. Contactar o banco
"Os meios de pagamento, tais como cartões bancários ou cheques, não podem ser incluídos na comunicação ao Banco de Portugal. Neste caso, deve contactar a respetiva entidade emissora com a maior brevidade possível ou reportar a situação à SIBS (em Portugal, através dos números 808 201 251 ou 217 918 780; a partir do estrangeiro, pelo +351 217 918 780), indicando o número do seu cartão e o NIB ou número da conta associada", recomenda a organização.
3. Pedir segunda via dos documentos extraviados
"Depois de comunicar às entidades policiais o extravio dos documentos, deverá tratar o mais brevemente possível da substituição do cartão de cidadão extraviado. Para pedir uma segunda via da carta de condução, pode recorrer à área pessoal do IMT Online ou fazê-lo presencialmente num balcão do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Para este efeito, sugerimos o agendamento prévio", diz a DECO.
Leia Também: Quem tem crédito à habitação pode descontar menos IRS. Como funciona?