Numa altura de crise e com a subida dos preços, poupar pode ser um desafio acrescido. Contudo, se consegue colocar de lado algum dinheiro e quer poupar para o futuro, saiba que existem diversos tipos de planos de poupança, conforme explica a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).
Na prática, os planos de poupança são "produtos vocacionados para a poupança de médio ou longo prazo, que podem contribuir para complementar a reforma ou ser usados para financiar a educação do participante ou da sua família".
Que tipo de planos de poupança existem?
- Planos poupança-reforma (PPR), associados a um fundo de poupança-reforma;
- Planos poupança-educação (PPE), associados a um fundo de poupança-educação;
- Planos poupança-reforma/educação (PPR/E), associados a um fundo de poupança-reforma/educação.
Tem um plano poupança-reforma? Há um "regime excecional de resgate"
Vale lembrar que está em vigor um decreto-lei que estabelece um regime excecional de resgate de planos de poupança, lembra o portal de literacia financeira Todos Contam.
"Nos termos previstos, os titulares de planos poupança-reforma (PPR), planos poupança-educação (PPE) e planos poupança-reforma/educação (PPR/E) podem solicitar o reembolso do valor aplicado naqueles produtos, sem penalização fiscal, até ao limite mensal do valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), que para 2022 é de 443,20 euros", pode ler-se naquela plataforma.
Este regime está em vigor desde o início de outubro e até ao final do ano.
Leia Também: Afinal, é possível resgatar o PPR antes da reforma (sem penalizações)?