Emprego? Estas são as áreas mais procuradas em Portugal
Saiba também quais são as áreas com maior número de vagas.
© iStock
Economia Emprego
Vendas, atendimento ao cliente e gestão financeira são as áreas mais procuradas em Portugal no que ao emprego diz respeito, de acordo com o estudo Randstad Sourceright’s Global In-demand Skills Report, divulgado esta terça-feira. Ainda no nosso país, 'business intelligence', 'user Interface', cibersegurança, computação em núvem e 'big data' são as áreas com maior número de vagas.
"As áreas com maiores necessidades de capital humano, em 2023, acabam de ser reveladas pela Randstad e destacam as vendas e desenvolvimento de negócio, atendimento ao cliente e gestão financeira, no pódio nacional", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Em Portugal, "na área de vendas e desenvolvimento de negócio, a competitividade de mercado, comparativamente com outros países, é de 7%, situando-se acima da média global de 5,4%. Este parâmetro é calculado com base na percentagem de emprego que exige competências no ramo, comparado com os dados de oferta e procura. Quanto mais elevada for a percentagem, mais competitivo é o mercado".
Nas profissões de atendimento ao cliente, "a competitividade em Portugal é de 9%, situando-se na mesma posição do ranking que os Estados Unidos (10.º lugar)".
Já na área de gestão financeira, "o estudo da Randstad revela que a competitividade de mercado em Portugal é de 2%, um ponto percentual abaixo da média dos 26 países analisados".
´"Para estas três profissões, há ainda um fator-chave a ter em conta: o trabalho remoto. A possibilidade de trabalhar à distância tem um grande impacto na maior parte das ofertas de emprego. Segundo o Randstad Sourceright’s Global In-demand Skills Report, o trabalho remoto é um dos benefícios mais mencionados para algumas funções, como apoio ao cliente", pode ler-se no mesmo comunicado.
Relativamente ao trabalho remoto, "Portugal posiciona-se no Top 3 dos países que mais oferece esta oportunidade (26%), ficando apenas atrás da Argentina (30%) e da Roménia (28%)".
Leia Também: Casais com ambos os elementos desempregados sobem para 4.562 em outubro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com