Tem notas danificadas por inundações? Banco de Portugal diz o que fazer

Notas danificadas podem ser recuperadas "com o serviço de valorização de notas do Banco de Portugal".

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
16/01/2023 08:37 ‧ 16/01/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

notas

As inundações das últimas semanas, que se verificaram em vários pontos do país, podem ter danificado notas de vários cidadãos, que agora podem recuperá-las junto do Banco de Portugal (BdP), explicou o supervisor da banca. 

"As chuvas intensas das últimas semanas causaram danos em habitações e pequenos comércios, que podem ter danificado notas guardadas nessas instalações. Estes valores podem ser recuperados com o serviço de valorização de notas do Banco de Portugal", diz o BdP, num episódio do seu podcast sobre o tema. 

José Luís Ferreira, coordenador de área operacional de numerário, explica que "aparecem notas deterioradas pelas mais diversas razões", sendo que a "humidade e o incêndio" são os principais motivos

"Temos evidências de que as recentes inundações em Lisboa aumentaram ligeiramente a entrega de notas húmidas", referiu José Luís Ferreira. 

Tem notas danificadas? Eis o que fazer para ser reembolsado

Se tem notas danificadas, dirija-se a uma das tesourarias de atendimento ao público do Banco de Portugal, em Lisboa, à Filial do Porto, às agências do Banco de Portugal em Braga, Viseu, Coimbra, Évora e Faro, ou às Delegações Regionais da Madeira ou dos Açores, para dar início ao processo de valorização das suas notas

"Ser-lhe-á pedido que se identifique e que entregue as notas para valorização. Em troca, o Banco de Portugal entregar-lhe-á um documento de quitação", explica o supervisor. 

Em alternativa, pode enviá-las através de correio registado com 'serviço especial de valor declarado', sendo que necessita de dois envelopes: 

  • o primeiro envelope deve conter a nota danificada e ser fechado com a indicação no exterior 'Contém numerário' e a discriminação das notas que seguem no interior;
  • o segundo envelope, onde deve ser colocado o primeiro envelope, terá de ser enviado através de 'serviço especial de valor declarado' para:
    Banco de Portugal
    Departamento de Emissão e Tesouraria
    Unidade Central de Operações com Numerário
    Apartado 2001
    1100-012 Lisboa

"Deve identificar-se (cartão de cidadão ou passaporte, morada, contacto telefónico e correio eletrónico) e fornecer os dados necessários para a realização de transferência bancária", diz o BdP. 

Leia Também: Economia a abrandar? Mais trabalhadores vão aceitar empregos mal pagos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas