A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em Lisboa entre os dias 1 e 6 de agosto, já está a ter efeito nos preços dos alojamentos - hotéis e alojamento local -, de acordo com várias simulações realizadas pelo Notícias ao Minuto.
Quarto num hotel
No caso dos hotéis, uma pesquisa na plataforma Booking (realizada às 8h00 desta segunda-feira, dia 30 de janeiro) revela que o preço mais barato para uma estadia de um adulto entre os dias 1 e 6 de agosto, num hotel no Parque das Nações, é de 1.371 euros - o que dá uma média de 274 euros por noite.
A opção mais cara, numa unidade de cinco estrelas, é de 2.260 euros (para os mesmos dias e condições em cima mencionados). Este valor dá uma média de 452 euros por noite.
Contudo, já nem há muitas opções com estes 'filtros', como pode ver pela imagem que se segue, o que revela que a procura é grande.
A opção mais cara, numa unidade de cinco estrelas, é de 2.260 euros, segundo o Booking© Reprodução do site do Booking
Em jeito de comparação, na semana seguinte e também de terça-feira a domingo, entre os dias 8 e 13 de agosto, o preço mais barato já é de 445 euros (média de 89 euros por noite) e a oferta é bem mais alargada. O preço mais caro para um hotel estes dias é de 1.510 euros (média de 302 euros por noite), um valor bem inferior à opção mais dispendiosa na semana em que acontece a JMJ.
Quarto num alojamento local
No caso do alojamento local, uma simulação na plataforma Airbnb (realizada pelo Notícias ao Minuto também às 8h00 desta segunda-feira) mostra que o preço médio por noite é 221 euros para um adulto entre os dias 1 e 6 de agosto. Na semana seguinte, entre 8 e 13 de agosto, o preço médio baixa para os 192 euros.
Na semana da JMJ, o preço médio por noite de um alojamento é de 221 euros, segundo a plataforma Airbnb© Reprodução do site do Airbnb
Em dezembro, recorde-se, a presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Cristina Siza Vieira, revelou que os hotéis em Lisboa e Fátima, cidades palco da JMJ, estão totalmente reservados para o evento em agosto, esperando aproveitar a ocasião para promover adesão à circulação pelo país.
Neste sentido, a associação vai fazer uma campanha "com um código especial para promover essa adesão a uma circulação em todo o país", diversificando a procura e promovendo o destino Portugal como um todo.
A JMJ é o maior encontro de jovens católicos de todo o mundo com o Papa, que acontece a cada dois ou três anos, entre julho e agosto. Este ano realiza-se em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.
Leia Também: Total da despesa do Estado com a JMJ é de 30 milhões, diz Governo