Comboios? Segundo dia de greve na CP e prevê-se uma "paralisação total"
Sindicato dos Maquinistas antecipa que esta quinta-feira, segundo dia de greve dos trabalhadores da CP, "não haverá qualquer comboio [a circular] a nível nacional".
© Global Imagens
Economia CP
Esta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, marca o segundo dia de greve dos trabalhadores da CP - Comboios de Portugal, sendo que as previsões do sindicato apontam para uma "paralisação total", antecipando que não haja comboios a circular, uma vez que nem foram definidos serviços mínimos.
No primeiro dia de greve os serviços mais afetados foram os de médio e longo curso, mas o presidente do Sindicato dos Maquinistas indicou, na quarta-feira, que prevê-se uma "paralisação total" esta quinta-feira: "Não haverá qualquer comboio a nível nacional".
Numa nota publicada no seu site, a CP alertou para perturbações na circulação a partir até ao dia 21 de fevereiro.
"Por motivo de greves, convocadas pelos Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) e Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), ocorrerão fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, no período entre as 00:00 do dia 08 de fevereiro de 2023 e as 24:00 do dia 21 de fevereiro de 2023".
A operadora de transportes recordou que "não foram decretados serviços mínimos para este período de greves".
Na segunda-feira, CP informou que o Tribunal Arbitral não decretou serviços mínimos para as greves e que alargou as previsões de "fortes perturbações" na circulação até 21 de fevereiro.
Já comprou bilhete? O que fazer
A CP garantiu ainda que "aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional será permitido o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".
Este reembolso "pode ser solicitado nas bilheteiras e em cp.pt através do preenchimento do formulário 'online', com o envio da digitalização do original do bilhete e indicação de Nome, Morada postal, IBAN e NIF, até dez dias após terminada a greve", sendo que a "revalidação gratuita pode ser feita nas bilheteiras e em myCP na área 'Os seus bilhetes' (para bilhetes adquiridos na bilheteira 'online' e App CP) até aos 30 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente".
Leia Também: "Amanhã não haverá comboios": Como será a greve da CP nos próximos dias
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com