Costa diz que "cada euro do PRR" trará "crescimento de 5,3 euros no PIB"

O primeiro-ministro salientou que a economia portuguesa está melhor do que em 2019, explicou como o PRR irá potenciar ainda mais esse crescimento, e voltou a elogiar os projetos de hidrogénio verde.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
15/02/2023 17:01 ‧ 15/02/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

António Costa

Na apresentação do ponto de situação da execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), esta quarta-feira, o primeiro-ministro salientou o crescimento da economia portuguesa desde 2019, contando que o PRR permitirá um "efeito multiplicador" nas contas do país.

António Costa começou por vincar a importância da sessão, que foi aberta pelo Presidente da República, apontando que "é importante que possamos fazer regularmente estes encontros e que o país possa acompanhar devidamente" a execução do plano.

Segundo explicou o primeiro-ministro, "é muito claro que a economia europeia em geral, e a portuguesa em particular, recuperou e está genericamente melhor do que estava em 2019". Os dados apontados pelo chefe do Governo apontam para um crescimento das exportações em 31% e para a criação de 107 mil novos empregos.

Isto traduz-se, segundo António Costa, num crescimento exponencial na "pós-execução do PRR", com o governo a prever que "cada euro do PRR vai traduzir-se num crescimento de 5,3 euros no Produto Interno Bruto [PIB]".

Para Costa, foram tomados passos rumo à recuperação, mas agora falta a "reconstrução do futuro do país". Citando Marcelo Rebelo de Sousa, que assistia à sessão, o primeiro-ministro explicou que "não bastava recuperar dos efeitos da pandemia, mas temos mesmo de reconstruir o país, virando para o futuro a economia e a sociedade portuguesa".

O primeiro-ministro dedicou ainda uma parte das suas declarações aos projetos de hidrogénio verde, projetos esses que tem defendido pelo país (nomeadamente em Benavente), nas suas intervenções em defesa do PRR e dos mecanismos de apoio às empresas. Costa também salientou que o hidrogénio verde está a crescer nas zonas industriais, o que permitirá substituir os investimentos nessa zonas e reduzir a dependência do país em energia externa.

Leia Também: PRR: Costa prevê "mudança estrutural da economia" com hidrogénio verde

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas