A Vodafone Portugal anunciou que vai atualizar os preços a partir desta quarta-feira, dia 1 de março, com um aumento máximo de 7,8% no valor global da fatura.
"A Vodafone Portugal irá atualizar o preço dos serviços de telecomunicações prestados aos seus clientes a partir de 1 de março de 2023, com um aumento máximo de 7,8% no valor global da fatura, conforme os serviços subscritos e de acordo com os termos e condições previstos no respetivo contrato", refere a operadora, em comunicado.
Ao que indica a operadora de telecomunicações, a "atualização foi calculada com referência à taxa de inflação, baseada no Índice de Preços no Consumidor referente ao ano 2022 e publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística".
"O setor das telecomunicações tem sido fortemente afetado pelo atual contexto macroeconómico e geopolítico, do qual resultaram aumentos significativos nos preços da energia e das matérias-primas. Este facto, associado à subida da taxa de inflação, resulta em aumentos expressivos nos custos operacionais e de manutenção e gestão da rede de suporte à prestação dos nossos serviços", justifica a Vodafone.
Em fevereiro, recorde-se, perante o aumento dos preços de várias operadoras, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) propôs ao Governo um limite de seis meses às fidelizações dos contratos de telecomunicações.
A Anacom entende que a duração máxima do período de fidelização deve baixar de 24 meses para seis, "atendendo aos claros benefícios que tal proporcionará aos consumidores, que beneficiarão de maior poder de escolha e de mudança", revelou o presidente da Anacom, João Cadete de Matos.
Leia Também: Altice Portugal está a "acompanhar o processo" de compra da Nowo