Insolvências crescem quase 9% em janeiro. Serviços e construção lideram

O setor dos serviços e da construção foram os mais afetados e, no sentido oposto, ficaram os setores da energia, computadores e telecomunicações.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto com lusa
02/03/2023 12:38 ‧ 02/03/2023 por Notícias ao Minuto com lusa

Economia

Insolvências

As insolvências em Portugal cresceram quase 9% em janeiro, segundo dados da companhia de seguros de crédito Cosec, que estima um aumento de 20% no acumulado do ano devido às pressões inflacionistas, crise energética e perturbações no abastecimento.

O setor dos serviços e da construção foram os mais afetados e, no sentido oposto, ficaram os setores da energia, computadores e telecomunicações.

"Depois de dois anos de pandemia, em que as insolvências se mantiveram em níveis baixos, graças aos apoios dados à economia, a escalada da inflação em 2022, após a eclosão da guerra na Ucrânia, foi desafiante para muitas empresas devido ao aumento galopante dos custos. Ainda que a maioria das empresas tenha sido impactada pelos efeitos da inflação, há algumas, em particular, em alguns setores mais vulneráveis, que não conseguiram subsistir ao enquadramento económico", referiu, citado em comunicado, o presidente executivo da Cosec, Vassili Christidis.

Leia Também: Condução autónoma da Google já despediu mais de 200 funcionários

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas