Portugal contribui com 13 milhões para Fundo Africano de Desenvolvimento

Portugal vai contribuir com 13,2 milhões de euros para a reconstituição dos recursos do Fundo Africano de Desenvolvimento, o braço do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para o financiamento concecional aos países mais pobres.

Notícia

© Lusa

Lusa
23/01/2025 18:55 ‧ há 3 horas por Lusa

Economia

BAD

No comunicado divulgado no seguimento da reunião de hoje do Conselho de Ministros, lê-se que o governo "autoriza a República Portuguesa a participar na décima sexta reconstituição de recursos do Fundo Africano de Desenvolvimento", cujo ciclo se iniciou em 2023 e termina este ano.

 

O Fundo "concede doações e empréstimos em condições concessionais aos países em desenvolvimento do continente africano", aponta-se no comunicado que dá conta da participação de Portugal, um dos Estados membros não regionais do BAD.

No total, o Fundo deverá ter, para o ciclo de financiamento que termina este ano, quase nove mil milhões de dólares, (cerca de 8,6 mil milhões de euros) ajudar os países mais pobres a financiarem o seu desenvolvimento.

Este valor representa um aumento de 14,24% face à anterior reconstituição de recursos do fundo, que mobilizou 7,4 mil milhões de dólares, cerca de 7,1 mil milhões de euros.

A Argélia e Marrocos contribuíram para o Fundo pela primeira vez neste ciclo de financiamento, juntando-se a Angola, Egito e África do Sul na lista dos países africanos contribuintes.

Leia Também: África registou 5.842 casos e 38 mortos por Mpox em duas semanas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas