Cotação do Brent para entrega em março baixa 0,90% para 78,29 dólares

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em março terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 0,90%, para os 78,29 dólares.

Notícia

© Lusa

Lusa
23/01/2025 21:10 ‧ há 3 horas por Lusa

Economia

Brent

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou a sessão no Intercontinental Exchange a cotar 71 cêntimos abaixo dos 79 dólares com que encerrou as transações na quarta-feira.

 

O Brent manteve a sua tendência descendente pelo sexto dia consecutivo, a acusar a intervenção, em linha, de Donald Trump no Fórum Económico de Davos, onde instou a Arábia Saudita e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, como a Federação Russa, juntos no designado OPEP+, a baixar o preço do crude.

Segundo o presidente norte-americano, se o preço do barril baixasse, a guerra entre a Federação Russa e a Ucrânia acabaria de imediato.

"Mesmo agora, o preço é suficientemente alto para que essa guerra continue. Há que reduzir o preço do petróleo para acabar com essa guerra. Deveriam tê-lo feito há muito tempo. Na realidade, são responsáveis, até certo ponto, pelo que está a acontecer", acrescentou.

Na sua mensagem, dirigida aos líderes políticos e económicos, também pediu a descida das taxas de juro em todo o mundo e avisou que os países que não fabriquem os seus produtos nos EUA vão ter taxas alfandegárias aplicadas aos produtos que para lá exportarem.

Quando tomou posse, em 20 de janeiro, Trump declarou uma "emergência energética nacional", com o objetivo de aumentar a produção petrolífera dos EUA para reduzir o preço do barril de crude.

Leia Também: Cotação do Brent para entrega em março baixa 0,37% para 79 dólares

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas