Portugal está entre os países da União Europeia (UE) com menor disparidade entre as taxas de emprego dos homens e das mulheres, segundo dados compilados e divulgados pela Pordata, na quinta-feira.
Os números, relativos a 2021, mostram que as taxas de emprego de homens e mulheres distavam 5,9 pontos percentuais, o que coloca Portugal como sexto país onde esta diferença é mais reduzida.
Melhor do que Portugal está a Suécia (5,3 pontos percentuais), com 4,8 a Letónia, com 3,7 a Estónia, com 2 a Finlândia e, ainda, com 1,4 pontos percentuais a Lituânia, país que se pode 'gabar' de ter a menor taxa de disparidade nesta métrica.
Este é, ainda, um marcador estatístico que tem vindo a diminuir em Portugal nos últimos 20 anos. Segundo os mesmos dados, no ano 2000, as taxas de emprego entre homens e mulheres distavam 17,2 pontos percentuais, mais 11,3 pontos do que em 2021.
Em sentido contrário, no topo da tabela está a Roménia, onde as taxas de emprego entre homens e mulheres, em 2021, distavam 20,1 pontos percentuais. Segue-se a Grécia, com 19,8 pontos, e Itália, com 19,2 pontos.
Leia Também: Marcelo reuniu-se com mulheres em situação de sem-abrigo. Eis as imagens