Apenas um em cada 10 profissionais tem as competências de Inteligência Artificial (IA) mais procuradas, de acordo com o relatório Digital Skills Survey, da Salesforce, divulgado esta terça-feira.
"Embora 98% dos líderes empresariais acredite que os processos de recrutamento devem ser baseados em competências concretas, apenas um em cada 10 profissionais tem as competências de IA mais procuradas", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
O estudo revela que 84% dos trabalhadores, a nível global, consideram a experiência baseada em competências concretas mais importante do que um diploma, num processo de recrutamento no mercado atual.
"No entanto, há uma lacuna entre as competências para as quais as empresas estão a contratar e aquelas atualmente usadas pela força de trabalho. Mesmo que cerca de 80% dos profissionais indiquem que utilizam competências digitais no seu trabalho diário, são poucos os que dizem ter know-how além da tecnologia de colaboração, administração digital e gestão de projetos digitais", pode ler-se.
Contudo, nem tudo são más notícias: "Os dados do relatório indicam que parece haver menos medo – e mais entusiasmo – entre os trabalhadores sobre o potencial das tecnologias emergentes para transformar os empregos do futuro".
"Isso, combinado com o desejo relatado dos trabalhadores em aprender novas competências, sugere que as empresas podem ajudar a fechar a lacuna de competências digitais, fornecendo formação contínua baseada em habilidades para os seus colaboradores", pode ainda ler-se.
Leia Também: Polónia pode dar caças à Ucrânia nas próximas semanas, diz governo