O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, anunciou, esta quarta-feira, que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está no terreno, numa operação nacional, a fiscalizar os preços dos supermercados.
"Temos intensificado a fiscalização e hoje, no Dia Mundial do Consumidor, e sendo este um tema que marca e preocupa os portugueses, estamos a avançar com uma operação nacional, com a ASAE, que mobiliza 45 brigadas e 90 inspetores em todo o país. É a maior operação de fiscalização nesta matéria que vamos fazer e que hoje está no país a fiscalizar os preços", disse o secretário de Estado, em declarações à RTP3.
Esta ação está a decorrer para "ver também a especulação em termos de preços", disse Nuno Fazenda, apontando para as diferenças entre o preço na prateleira e o preço pago em caixa.
Confrontando com a falta de meios da ASAE para realizar estas ações de inspeção, o secretário de Estado sublinhou que esta tem feito um "papel notável", que "nunca houve um mês tão intenso" ao nível das fiscalizações e acrescentou que os quadros estão a ser reforçados.
O ministro da Economia e do Mar afirmou, na semana passada, não ser muito favorável à imposição de preços ao mercado, notando que o ideal seria a autorregulação, e vincou estar a equacionar medidas "musculadas".
"Estamos a equacionar todas as opções, inclusive as mais musculadas, mas queremos tomar essas medidas na posse de toda a informação recebida", assegurou António Costa Silva, em conferência de imprensa, em Lisboa. O governante vincou "não ser muito favorável" à imposição de preços aos mercados, notando que, muitas vezes, o efeito não é o desejado.
[Notícia atualizada às 10h37]
Leia Também: Fixar preços máximos "é uma ilusão", diz presidente da Mercadona