Os preços no comércio online de um cabaz básico de produtos alimentares têm aumentado de forma acentuada, de acordo com uma análise do Banco de Portugal (BdP), divulgada esta sexta-feira.
"Desde outubro de 2021, o Banco de Portugal tem feito o acompanhamento regular do custo de um cabaz básico de produtos alimentares, a partir de preços fixados nas plataformas de venda online dos principais retalhistas alimentares a operar em Portugal", explica o supervisor.
Tendo em conta os preços médios da semana terminada em 28 de fevereiro de 2023, o valor do cabaz foi mais elevado para o grupo dos adolescentes (190,3 euros) e mais reduzido para as crianças de dois anos (108,9). O cabaz de consumo dos adultos apresenta um valor intermédio de 174,3 euros.
"Considerando os preços médios, a variação no valor dos cabazes básicos de consumo das crianças de 2 anos, adolescentes e adultos entre as semanas terminadas a 28 de fevereiro de 2022 e 28 de fevereiro de 2023 foi de 21,9, 37,5 e 33,9 euros, respetivamente", pode ler-se.
Economia numa imagem do .@bancodeportugal: Os preços no comércio online de um cabaz básico de produtos alimentares têm aumentado de forma acentuada. #economianumaimagem
— Banco de Portugal (@bancodeportugal) March 31, 2023
https://t.co/yzibXuf7BX pic.twitter.com/WApcUXck8g
Leia Também: Saúde. Receitas e exames passam a ter validade de 12 meses