O IRS automático foi utilizado na última campanha fiscal por mais de 1,8 milhões de pessoas, divulgou, este sábado, o Ministério das Finanças.
Na nota a que o Notícias ao Minuto teve aceso, o ministério dá ainda conta que, de um total de 5.724.596 declarações entregues no ano passado, 31,6% foram submetidas através deste mecanismo, representando o dobro do que aconteceu no ano em que entrou em vigor - 2016.
O IRS Automático, que tem o objetivo de auxiliar no cumprimento da obrigação declarativa por parte dos contribuintes abrangidos, já disponibiliza uma declaração previamente preenchida pela Autoridade Tributária e Aduaneira.
O Ministério das Finanças lembra que "os contribuintes abrangidos pelo IRS Automático e que durante o respetivo prazo de entrega não confirmem a declaração automática de IRS nem entreguem a declaração manual verão, no final desse prazo, a declaração automática provisória tornar-se definitiva e ser considerada como a declaração entregue para todos os efeitos legais".
Isto significa que estes contribuintes não estão obrigados a efetuar quaisquer procedimentos, seja de confirmação da declaração automática, seja de entrega da declaração nos termos gerais.
Leia Também: Entrega do IRS arranca hoje. Tudo o que deve saber em cinco pontos