Já foram entregues mais de um milhão de declarações de IRS
A campanha de entrega do IRS arrancou no dia 1 de abril e vai prolongar-se até ao final do mês de junho.
© iStock
Economia IRS
Menos de cinco dias depois de arrancar o prazo oficial para a entrega do IRS, já foram submetidas mais de um milhão de declarações, de acordo com as estatísticas do Portal das Finanças. A campanha decorre até ao final do mês de junho.
Segundo os dados mais recentes, atualizados às 1h16 desta quarta-feira, dia 5 de abril, foram já submetidas 1.003.423 declarações no Portal das Finanças referentes ao IRS.
De sublinhar que desde 2018 que a entrega da declaração do IRS é exclusivamente feita por via eletrónica. Os contribuintes têm até ao final do mês de junho para cumprir com esta obrigação fiscal.
O prazo de entrega da declaração anual do IRS arrancou no dia 1 e até às 18h30 do dia 3 tinham sido entregues 727.143 declarações, das quais mais de metade (51,5%) submetidas de forma automática, segundo o Ministério das Finanças.
Segundo um comunicado do ministério de Fernando Medina, do total de declarações entregues, 375.120 foram submetidas através do IRS Automático e 352.023 através de entrega manual.
Até ao final primeiro dia da campanha, dia 01 de abril, sábado, já tinham sido entregues 418.200 declarações, correspondendo 54% ao IRS Automático.
"Os constrangimentos verificados relativamente ao reporte de rendimentos pagos pela Segurança Social, nomeadamente aos pensionistas, estão sanados e o sistema de liquidação do IRS já reflete a totalidade desses rendimentos para os contribuintes em causa, estando pré-preenchidos corretamente com os valores das pensões auferidas em 2022", refere o gabinete.
O ministério realça que a campanha de IRS de 2022 "decorre assim com normalidade, podendo os contribuintes entregar a sua declaração de rendimentos até ao dia 30 de junho, independentemente da categoria de rendimentos".
Na nota, o gabinete lembra que a Autoridade Tributária disponibiliza também atendimento presencial nos serviços de finanças.
Leia Também: Uma sai do bolso, a outra não: A diferença entre consignar o IRS ou o IVA
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com