Governo retalia: Foi a TAP quem revelou "interesse" em estar na reunião

O Governo reagiu, esta quinta-feira, às declarações de Christine Ourmières-Widener e diz que a TAP "tinha transmitido o seu interesse em participar na reunião com o Grupo Parlamentar do PS".

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
06/04/2023 14:26 ‧ 06/04/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

Governo

O Ministério das Infraestruturas disse, esta quinta-feira, que foi informado, a 16 de janeiro, que a TAP tinha interesse em participar na reunião do dia seguinte com o grupo parlamentar do Partido Socialista (PS) e que João Galamba "não se opôs". 

"O ministro das Infraestruturas foi informado de que a TAP, na tarde do dia 16 de janeiro, tinha transmitido o seu interesse em participar na reunião com o Grupo Parlamentar do PS", lê-se num comunicado enviado pelo Ministério.

Sublinhando que se trata de uma prática comum destinada "à partilha de comunicação", o gabinete do ministro acrescentou que "o ministro das Infraestruturas não se opôs à participação da TAP na reunião, agendada pela Área Governativa dos Assuntos Parlamentares para o dia 17 de janeiro, tendo o seu Gabinete procedido em conformidade".

Na quarta-feira, a presidente executiva da TAP confirmou uma denúncia da IL sobre a reunião com o grupo parlamentar do PS, na véspera de ir ao parlamento, em janeiro, dar explicações sobre a indemnização à ex-administradora Alexandra Reis.

No comunicado agora emitido, o Governo diz que "nos termos do Regimento da Assembleia da República e em conformidade com a prática parlamentar e de todos os Grupos Parlamentares, as reuniões entre Deputados, membros do Governo, dirigentes da Administração Pública ou de empresas públicas são comuns e destinam-se à partilha de informação".   

Em resposta ao deputado da Iniciativa Liberal (IL) Bernardo Blanco - e depois de precisar de recorrer à sua agenda - Christine Ourmières-Widener confirmou que teve "uma reunião em 17 de janeiro" com o grupo parlamentar do PS, na véspera da audição de caráter obrigatório no parlamento, para explicar o acordo de saída da ex-administradora Alexandra Reis, com uma indemnização de meio milhão de euros.

Questionada sobre de quem partiu a iniciativa de realizar a reunião, Christine Ourmières-Widener disse que, se bem se recorda, partiu do gabinete do Ministro das Infraestruturas, que na altura já era João Galamba.

"O Ministro das Infraestruturas não se opôs à participação da TAP na reunião, agendada pela Área Governativa dos Assuntos Parlamentares para o dia 17 de janeiro, tendo o seu Gabinete procedido em conformidade", diz ainda a tutela, acrescentando que a "reunião ocorreu, no dia 17 de janeiro, pelas 12 horas, sem a presença do ministro das Infraestruturas".

"Por parte da Área Governativa das Infraestruturas estiveram presentes o adjunto Dr. Frederico Pinheiro e a técnica especialista Eng.ª Cátia Rosas", acrescenta a mesma nota. 

[Notícia atualizada às 14h41]

Leia Também: TAP: CEO reuniu com deputados do PS antes de ir ao Parlamento em janeiro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas