Passaram 14 dias desde que arrancou, oficialmente, a campanha de entrega do IRS e já se contabilizam quase dois milhões de declarações entregues, de acordo com as estatísticas mais recentes do Portal das Finanças. Os primeiros reembolsos já começaram a cair na conta dos contribuintes.
Até às 1h20 desta sexta-feira, dia 14 de abril, contabilizavam-se 1.946.085 declarações de IRS submetidas, de acordo com os dados divulgados.
Reembolsos já estão a caminho
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já liquidou as primeiras declarações de IRS entregues e processou os primeiros reembolsos, que começaram na quinta-feira a chegar às contas dos contribuintes, anunciou o Ministério das Finanças.
Em comunicado, a tutela lembrou que a entrega do IRS relativo a 2022 teve início a 1 de abril e acrescentou que a campanha "está a decorrer com normalidade e sem constrangimentos".
Até às 18h00 de quarta-feira, tinham sido submetidas mais de 1,7 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes. Destas, 46% foram submetidas através do IRS automático.
Os contribuintes podem entregar a declaração de rendimentos de 2022 até ao dia 30 de junho, independentemente da categoria de rendimentos.
A nota das Finanças recorda que os contribuintes que pretendam podem recorrer aos vários canais de atendimento da AT, nomeadamente o e-balcão ou o Centro de Atendimento Telefónico da AT (217 206 707).
É também possível recorrer ao atendimento presencial nos Serviços de Finanças, devendo o agendamento prévio ser feito através do Portal das Finanças ou pelos canais telefónicos, acrescenta.
Leia Também: É mais vantajoso entregar IRS em conjunto ou separado? O que ponderar?