Os primeiros reembolsos já começaram a ser processados e é expectável que os contribuintes vão recebendo os valores nas suas contas ao longo dos próximos dias. Não é possível saber ao certo quando é que vai receber, mas através de uma app das Finanças pode consultar se o seu reembolso já foi ou não emitido.
Esta é uma das funcionalidades da 'Situação Fiscal', uma aplicação disponibilizada pela Autoridade Tributária (AT) que permite também o pagamento dos impostos em falta.
A entrada na aplicação faz-se mediante o preenchimento do número de identificação fiscal e da respetiva senha do contribuinte de acesso ao Portal das Finanças.
Depois de iniciar sessão ser-lhe-ão apresentadas várias áreas: uma que diz respeito aos reembolsos, outra aos pagamentos, uma outra sobre dívidas e ainda outras sobre pagamentos de IVA/IRC e IUC, bem como sobre pagamentos em prestações.
Selecionando a opção dos reembolsos é possível perceber se o seu já foi ou não emitido - isto é, caso tenha direito a ele - e depois é uma questão de poucos dias até o dinheiro lhe cair na conta. Se esse campo estiver vazio significa que o reembolso ainda não foi emitido.
App disponibilizada pelas Finanças visa facilitar o pagamento de impostos ou a consulta de reembolsos© Reprodução da App Store
"Um ponto único de acesso para gerir a sua situação fiscal. Pode efetuar a consulta dos pagamento dos seus impostos, os que estão a decorrer e aqueles, cujo prazo já terminou e efetuar aqui o pagamento dos mesmos. Pode também, submeter a sua autoliquidação de IVA (P2) ou de IRC (P1), liquidar o IUC ou efetuar a adesão ao pagamento em prestações. Apresentamos informação sobre os seus reembolsos, os pagos e por receber", pode ler-se na apresentação da app no site da App Store.
Leia Também: Publicadas tabelas de retenção na fonte de IRS para maio e junho