"A MediaMarktSaturn, subsidiária da Ceconomy AG, chegou a acordo com o retalhista francês de eletrónica Fnac Darty para a venda estratégica do negócio da MediaMarkt em Portugal", avançou, em comunicado.
A Fnac vai assim comprar, por um valor não revelado, 100% da MediaMarkt Portugal, que tem 10 lojas físicas mais o negócio 'online'.
Segundo a mesma nota, a empresa vai ainda integrar os cerca de 450 colaboradores da MediaMarkt Portugal, presente no mercado português desde 2004, que continuará a manter o nome até ao 'rebranding' (alteração da denominação, logótipo ou 'design' da marca).
"Nós avaliamos e revemos continuamente o nosso portfólio de países. Em Portugal, temos mantido a nossa posição ao longo dos anos num ambiente muito competitivo, graças ao forte desempenho da nossa equipa local. No entanto, o nosso negócio ainda não atingiu dimensão suficiente para alcançarmos uma posição de liderança no mercado", afirmou, citado na mesma nota, o presidente executivo da MediaMarktSaturn e da Ceconomy, Karsten Wildberger.
O negócio está pendente de aprovação, mas a empresa espera que esteja concluído até ao verão.
Por sua vez, a Fnac Portugal disse que com este projeto de aquisição quer reforçar a sua posição de liderança em Portugal, acelerando também o crescimento nos restantes mercados em que já atua.
"A aquisição da MediaMarkt Portugal permitirá à Fnac aumentar a sua dimensão em Portugal, um mercado dinâmico e relevante para o grupo, sendo esta uma oportunidade para alcançar uma forte posição de mercado, assim como replicar o modelo de eficiência e complementaridade já demonstrado pela fusão entre a Fnac e a Darty em França, em 2018", defendeu, em comunicado, o presidente executivo do grupo Fnac Darty, Enrique Martinez.
Este responsável disse ainda que a operação vai permitir unir forças e alargar a ação da empresa no desenvolvimento de um consumo responsável e de uma economia circular.
A Fnac, que está presente em Portugal há 25 anos, conta com uma rede de 35 lojas próprias, seis centros PC Clinic, uma loja Nature et Découvertes e com o 'site' fnac.pt.
No final de 2022, o volume de negócios da Fnac em Portugal rondou os 370 milhões de euros.
[Notícia atualizada às 18h34]
Leia Também: El Corte Inglés diz ter "mais de cinco mil referências com IVA a 0%"