Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 21º

Atuação do ex-'chairman' na TAP "foi nula"

O presidente do sindicato dos tripulantes de cabine disse hoje que a atuação do ex-presidente do Conselho de Administração da TAP, Manuel Beja, na empresa "foi nula" e que não houve comunicação entre 'chairman' e sindicatos.

Atuação do ex-'chairman' na TAP "foi nula"
Notícias ao Minuto

16:36 - 26/04/23 por Lusa

Economia TAP

"Houve uma nulidade de comunicação entre o 'chairman' da empresa e sindicatos. Eu não me reuni nem uma vez, como diretor, nem uma vez como presidente, com o 'chairman'. A atuação dele na TAP, lamento dizê-lo, foi nula", afirmou o presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Ricardo Penarróias, que está a ser ouvido na comissão de inquérito à companhia aérea.

O dirigente sindical respondia a questões da deputada socialista Cristina Sousa, que quis saber se, tal como referido por Manuel Beja na primeira mensagem aos trabalhadores, existiam, efetivamente, canais institucionais de diálogo com os sindicatos.

Já com a ex-presidente executiva, Christina Ourmières-Widener, e com o administrador financeiro, Gonçalo Pires, o presidente do SNPVAC confirmou a existência de canais de diálogo, embora "nem sempre construtivos".

A comissão de inquérito à TAP, constituída na sequência da polémica indemnização de meio milhão de euros à ex-administradora Alexandra Reis, ouve esta semana sindicatos e comissão de trabalhadores, com oito audições em dois dias.

O plano de reestruturação que está a ser executado na TAP impôs cortes salariais aos trabalhadores, contribuindo para um clima de instabilidade social na empresa, com várias manifestações e uma greve de tripulantes de cabine, em dezembro, que teve um impacto de cerca de oito milhões de euros na companhia aérea.

Leia Também: Revelações na comissão de inquérito são "autêntica vergonha para o país"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório