Passo a passo: Se quer pedir baixa de 3 dias online, deve fazer isto

A autodeclaração de doença pode ser emitida até três dias consecutivos e duas vezes por ano civil, sendo que não há lugar ao pagamento de retribuição por parte da entidade patronal. Saiba como deve proceder para pedir.

Notícia

© Shutterstock

Beatriz Vasconcelos
03/05/2023 07:18 ‧ 03/05/2023 por Beatriz Vasconcelos

Economia

Trabalho

A entrada em maio trouxe novidades ao nível das baixas médicas, sendo que as de curta duração passaram a poder ser emitidas através do portal do SNS24. Afinal, o que é necessário fazer? Quais os passos a seguir? 

O primeiro passo é aceder ao portal do SNS24 e iniciar sessão com as suas credenciais de acesso: pode fazê-lo com a chave móvel digital, com o cartão de cidadão ou, ainda, com o número de utente de saúde. 

Depois, o segundo passo é, na secção 'Preciso de...', selecionar, na coluna esquerda, a última opção: 'autodeclaração de doença'.

Segue-se o terceiro passo: "Pode pedir a emissão da sua autodeclaração de doença, devendo para isso preencher a data de início e dar os respetivos consentimentos".

Quais as condições necessárias para fazer o pedido de autodeclaração de doença?

Ao pedir a autodeclararão de doença, o cidadão está a atestar, sob compromisso de honra, que preenche as seguintes condições:

  • Encontra-se, temporariamente, incapacitado(a) para o exercício da atividade laboral, por motivo de doença;
  • Não excedeu o limite da emissão de duas autodeclarações de doenças por ano;
  • Necessita da emissão da autodeclaração de doença para prova da situação de doença e motivo justificativo de falta junto da Entidade Empregadora.

"A autodeclaração de doença é um documento que atesta que o utente se autodeclara, sob compromisso de honra, com incapacidade temporária. Ou seja, com este documento passa a ser o próprio utente a assumir a responsabilidade de se declarar doente, e com ele justificar a ausência ao trabalho", pode ler-se.

Vale ainda sublinhar que a autodeclaração de doença "apenas pode ser emitida até três dias consecutivos e duas vezes por ano civil, não havendo lugar a pagamento de retribuição por parte da entidade patronal".

Cada autodeclaração justifica "no máximo três dias consecutivos de ausência por doença", sendo que "cabe ao utente avaliar a necessidade de utilizar ou não a totalidade dos dias, consoante o seu estado de saúde", pode ainda ler-se. 

No final dessa página é ainda possível consultar o histórico de autodeclarações já emitidas. 

Leia Também: A partir de hoje, pode pedir baixa médica (de 3 dias) através do SNS24

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas