ASAE detém suspeito de abate clandestino de leitões e apreende 21 animais

Aconteceu no âmbito de um operação de fiscalização, no concelho de Elvas, tendo sido desmantelamento um local onde se comercializava os animais "sem a devida inspeção sanitária dos animais para despiste de doenças".

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
12/05/2023 13:28 ‧ 12/05/2023 por Notícias ao Minuto

País

Elvas

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizou uma operação de fiscalização, no concelho de Elvas, que resultou no desmantelamento de um local onde se procedia "de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico-funcionais e de higiene ao abate de leitões".

No comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, esta sexta-feira, a autoridade referiu que, após uma investigação no âmbito do combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, o local comercializava os animais "sem a devida inspeção sanitária dos animais para despiste de doenças".

"Da ação resultou a instauração de um processo-crime pela prática do crime contra a saúde pública de abate clandestino e outro pelo crime de desobediência, tendo sido apreendidos 21 leitões, com o peso total de 234,00 kg, bem como embalagens utilizadas para colocação dos leitões assados, dissimulando a sua origem e induzindo o consumidor em erro, num valor total de 2.900,00 euros".

Foi ainda detido um suspeito já reincidente na prática destes ilícitos criminais bem como, determinada a suspensão total da atividade do assador de leitões não licenciado e sem condições mínimas exigíveis para o seu funcionamento.

Leia Também: ASAE instaura 16 processos por incumprimento da medida IVA zero

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas