Assim, a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal) disse que o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (Site Sul) "apresentou pré-avisos de greve, de 24 de maio a 24 de junho, na Sovena Oilseeds e na Sovena Consumer Goods, para dar força à exigência de aumento real dos salários. Decidiram fazer greve também os trabalhadores da Etermar", indicou ainda.
Nos pré-avisos de greve, o sindicato refere não só os aumentos como justificação para a paralisação, mas também a exigência de "efetiva negociação das restantes matérias dos cadernos reivindicativos apresentados".
Segundo mesmo comunicado da Fiequimetal, também na Etermar, num plenário realizado no dia 16, "os trabalhadores decidiram mandatar o Site Sul para marcar greve, caso a administração não responda positivamente à reivindicação de aumento dos salários até hoje, dia 19".
A Sovena atua nas áreas da agricultura, transformação, embalamento e venda, enquanto a Etermar tem atividade na engenharia marítima.
Leia Também: Incêndio deflagra em fábrica Sovena Oilseeds em Almada