Apesar de um período de relativa estabilidade desde a noite de quinta-feira, a moeda turca voltou a uma trajetória descendente, com uma forte queda desde esta madrugada, com a abertura dos mercados asiáticos, noticia a Efe.
A lira perdeu 20% do seu valor no último ano e 5,5% desde 28 de maio, quando Recep Tayyip Erdogan venceu as eleições presidenciais numa segunda ronda e conquistou um terceiro mandato até 2028.
Nos últimos anos, o banco central turco tem aumentado artificialmente o valor da lira através de intervenções e da venda de divisas -- provocando, ao mesmo tempo, uma erosão das suas reservas.
Erdogan anunciou no sábado que o economista Mehmet Simsek será o novo ministro das Finanças do país, depois de já ter passado pelo cargo entre 2009 e 2015.
"A Turquia não tem outra opção que não regressar a uma base racional. Uma economia turca baseada em regras e previsível será a chave para alcançar a prosperidade desejada", assinalou o novo ministro das Finanças no domingo, citado pela mesma fonte.
Leia Também: Adesão à NATO? Suécia reúne-se com Turquia na semana de 12 de junho