A terceira piloto do helicóptero militar Black Hawk que colidiu, na noite de quarta-feira, com um avião comercial perto do aeroporto de Washington DC foi identificada como Rebecca M. Lobach, natural de Durham, na Carolina do Norte. A militar tinha sido, até há pouco, assistente social militar na Casa Branca.
A piloto, de 28 anos, era um dos três militares a bordo do helicóptero no momento da colisão, juntamente com Ryan O'Hara, de 29 anos, e Andrew Eaves, de 39 anos.
Rebecca M. Lobach fazia parte Força Aérea dos Estados Unidos desde julho de 2019, mas nunca foi destacada para missões de combate.
A informação foi confirmada pela família, que anteriormente pediu que não fosse revelado o nome, num comunicado divulgado pelo exército norte-americano.
"Além das suas funções como piloto, teve a honra de servir como Assistente Social Militar da Casa Branca, atuando como voluntária no apoio ao presidente [Joe Biden] e à primeira-dama durante inúmeros eventos, incluindo cerimónias de entrega da Medalha de Honra e da Medalha Presidencial da Liberdade", lê-se na nota.
Segundo a Sky News, Rebecca M. Lobach foi fotografada, no início do mês de janeiro, ao lado do ex-presidente Joe Biden e de Ralph Lauren durante a atribuição de uma Medalha Presidencial da Liberdade ao estilista.
Rebecca M. Lobach, Ralph Lauren e Joe Biden© Tom Brenner/Getty Images
A piloto foi descrita pela família como uma "estrela brilhante", sempre "gentil, generosa, brilhante, divertida, ambiciosa e forte".
"Rebecca foi muitas coisas: filha, irmã, parceira e amiga. Serviu, cuidou e defendeu. Mas, acima de tudo, ela amava e era amada. A sua vida foi breve, mas deixou uma marca profunda em todos que tiveram o privilégio de conhecê-la", acrescentou a família, que pediu ainda privacidade durante este período de luto.
Recorde-se que o Black Hawk colidiu na quarta-feira com um avião de passageiros com mais de 60 pessoas a bordo, proveniente de Wichita, Kansas, sobre o rio Potomac, perto do aeroporto nacional Ronald Reagan de Washington.
No total, morreram 67 pessoas - 60 passageiros e quatro tripulantes do avião e três soldados - e lista de vítimas inclui mais de uma dezena de patinadores artísticos que regressavam de uma prova.
Leia Também: Pais viram corpo de filho ser retirado da água em Washington pela TV