O mercado de trabalho tem evoluído a par do contexto internacional, mas as várias formas que a liderança pode assumir passam, cada vez mais, pela proximidade com o colaborador e ser um bom líder é algo que deve ser conquistado, defende Rui Barroso, CEO da empresa de recursos humanos Kelly.
A "liderança não é um cargo, é algo que se conquista", diz Rui Barroso, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, acrescentando que nos primeiros meses no seu novo cargo de CEO fez vários quilómetros para ouvir os colaboradores e transmitir-lhes a confiança necessária para construir e manter uma boa equipa.
"Há um estilo mais autoritário, mais centrado no seu líder e muito assente em hierarquias muito vincadas, e depois há um estilo muito mais de proximidade, muito mais centralizado e focado. É neste em que eu mais me identifico e em que mais me inspiro. Ao longo destes 28 anos de carreira fui vendo várias formas de liderança e sem dúvida este é o que para mim funciona melhor", conclui Rui Barroso.
Também Patrícia Barão, Head of Residential da JLL, reforça que o ambiente de trabalho mais descontraído e que proporcione uma experiência agradável permite ter pessoas felizes, equilibradas e com vontade de dar o seu melhor:
Leia Também: Shell espera produção de petróleo estável até 2030