Esta semana ficou marcada por duas audições importantes no âmbito da comissão de inquérito parlamentar (CPI) à TAP: a de Pedro Nuno Santos e a de Fernando Medina. Também esta semana, o Banco de Portugal (BdP) mostrou estar mais otimista relativamente às projeções para a economia portuguesa.
Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.
Pedro Nuno Santos falou sobre a sua relação com o primeiro-ministro, António Costa, que classifica de "boa", sobre o telefonema que fez a Frederico Pinheiro na noite dos acontecimentos polémicos no Ministério das Infraestruturas e, ainda, sobre a sua saída do Governo, que classificou de "difícil".
A economia portuguesa vai crescer 2,7% este ano e 2,4% em 2024, prevê o Banco de Portugal (BdP), que reviu em altas das projeções para o PIB, salientando o desempenho acima do esperado no primeiro trimestre.
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou, na quinta-feira, um aumento das taxas de juro de 25 pontos base, tal como os analistas antecipavam. Instituição admite que a inflação "tem vindo a descer", mas revela que as "projeções indicam que permanecerá demasiado elevada durante demasiado tempo".
A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) diminuiu para 4,0% em maio de 2023, taxa inferior em 1,7 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior, divulgou o INE, na quarta-feira, confirmando a estimativa revelada no final do mês passado.
A Mercadona vai abrir em Massamá, no concelho de Sintra, no dia 7 de julho, confirmou o Notícias ao Minuto junto de fonte oficial da marca espanhola. Com esta abertura, a Mercadona contabilizará 42 supermercados em solo português, já que antes disso, a 20 de junho, abrirá na Figueira da Foz, distrito de Coimbra.