É o fim da 'aliança desportiva'. A Sonae anunciou, esta sexta-feira, a venda da posição de 30% que tinha na Iberian Sports Retail Group (ISRG), que tem marcas como a Sport Zone, JD e Sprinter, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Na nota divulgada, a empresa explica que esta medida permitirá um encaixe financeiro na ordem dos 300 milhões de euros.
"Como na Opção foi considerada uma valorização do capital próprio da ISRG de mil milhões de euros, a venda da participação de 30% menos 1 ação detida pela Sonae na Empresa gerará um encaixe financeiro de 300 milhões de euros e uma mais-valia estimada de cerca de 175 milhões de euros", pode ler-se.
A Sonae diz ainda no comunicado que "gostaria de reconhecer a extraordinária história de criação de valor desta parceria desde a sua criação em 2018, bem como agradecer à equipa de gestão e a todos os colaboradores da ISRG pelo seu inexcedível empenho e compromisso com o desenvolvimento e crescimento sustentável da Empresa, desejando-lhes as maiores felicidades para o futuro".
A Sonae explica que foi "notificada pela JD Sports Fashion Plc quanto à sua decisão relativamente à Opção de Compra ou Venda ('a Opção') exercida pela Sonae em conjunto com a Balaiko Firaja Invest S.L. ('Balaiko') – ambas referidas como 'Minoritários' – sobre as participações que o Grupo JD e os Minoritários detêm, respetivamente, na Iberian Sports Retail Group, SL ('SRG' ou 'a Empresa'), conforme anunciado pela Sonae no dia 9 de maio de 2023".
"O Grupo JD tem a intenção de adquirir a parte do capital social correspondente a 50% menos 2 ações, atualmente detida pelos Minoritários na ISRG ('a Transação'), tornando-se no único acionista da Empresa", pode ler-se.
A Sonae antecipa que a transação seja concluída antes do final de 2023.
Leia Também: AO MINUTO: Mortos em Lviv sobem para 10; NATO? Zelensky quer ação