Devido às obras, a totalidade da linha Amarela irá encerrar já a partir das 21:00 de hoje, enquanto na linha Verde a circulação só se fará entre Alvalade e Cais do Sodré a partir dessa hora (estando as estações de Telheiras e Campo Grande fechadas).
"Com vista a garantir a conclusão dos trabalhos de integração na rede em operação será necessário encerrar a totalidade da linha Amarela, a partir das 21:00 do dia 07 de julho até às 12:00 do dia 08 de julho, e a totalidade da linha Verde, das 06:30 até às 12:00 do dia 08 de julho, reabrindo ambas as linhas a essa hora com circulação normalizada em todas as suas extensões Odivelas/Rato e Telheiras/Cais do Sodré", lê-se numa nota do Metropolitano de Lisboa.
Os condicionamentos à circulação nestas duas linhas começaram em abril, devido a trabalhos para a integração dos dois novos viadutos construídos no Campo Grande com os já existentes.
Assim, a partir das 12:00 de sábado "é reaberta a estação de Telheiras (linha Verde) e volta a ser possível circular entre as estações Campo Grande e Cidade Universitária (linha Amarela)", indica a empresa, acrescentando que o troço da linha Amarela entre Odivelas e o Rato voltará a ser efetuado com comboios de seis carruagens.
Na linha Verde, a circulação de comboios de seis carruagens foi reposta em 12 de junho.
Na nota, o Metropolitano de Lisboa refere que os "encerramentos temporários" nas linhas Amarela e Verde na manhã de sábado são imprescindíveis devido "às características técnicas dos trabalhos a realizar em diversos locais ao longo dos troços" e que, "pela sua complexidade, seriam impraticáveis de executar mantendo a circulação, mesmo que de forma condicionada".
"Estas interrupções garantem a conclusão dos trabalhos em condições de segurança e permitem que os mesmos decorram com maior eficiência, garantindo a conclusão dos trabalhos e a retoma da circulação o mais rapidamente possível", salienta a empresa.
Devido ao encerramento das duas linhas no sábado de manhã, será disponibilizado transporte rodoviário "alternativo, em modo vaivém" na totalidade dos percursos entre Telheiras/Cais do Sodré e Odivelas/Rato.
Com inauguração prevista em 2024, a nova linha circular, que vai ligar a estação do Rato ao Cais do Sodré, numa extensão de mais dois quilómetros de rede, irá criar um anel circular no centro de Lisboa, e interfaces que conjugam e integram vários modos de transporte.
O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).
Normalmente, o metro funciona entre as 06:30 e as 01:00.
Leia Também: Ramirez investe 1 milhão em fotovoltaicos para ser autossuficiente