O ministro das Infraestruturas, João Galamba, defendeu, esta terça-feira, que a "prioridade máxima" do Governo é concluir os "projetos" que estão em curso antes de debater novas ligações ferroviárias, afastando assim, para já, qualquer discussão sobre uma possível ligação Estremadura-Évora.
Esta posição do governante surgiu depois de ser confrontado com o facto de a espanhola Renfe ter anunciado um novo serviço internacional de comboios entre Estremadura e Évora. Em declarações ao Público, a Comboios de Portugal (CP) disse ter ficado a saber desta informação através da comunicação social.
"A nossa prioridade máxima é garantir o investimento nas infraestruturas e a conclusão dos projetos que neste momento temos em curso", disse João Galamba, em declarações aos jornalistas, em Almada.
"O Governo, neste momento, está, sobretudo, empenhado em terminar a ligação Évora-Elvas, sem as quais nenhum debate dessa natureza pode ocorrer. A nossa prioridade máxima é garantir o investimento nas infraestruturas e a conclusão dos projetos que neste momento temos em curso", acrescentou.
Interrogado se este debate poderá ocorrer depois de 2025, João Galamba reiterou a sua posição. "O Governo tem dito várias vezes, assim que estiverem reunidas as condições para que a retoma das ligações internacionais seja possível, algo deve ocorrer", afirmou.
"Por isso, é que nós estamos a trabalhar naquilo que é a condição básica para que todos esses debates e todas essas ligações, Évora e outras cidades, possa ocorrer - que é ter comboios, ter uma infraestrutura moderna capaz. É nisso que estamos empenhados e é isso que, neste momento, está em curso e que o Governo quer garantir que acontece o mais rapidamente possível", rematou.
De realçar que a operadora ferroviária espanhola anunciou, em comunicado, que pretende lançar um "novo serviço internacional transfronteiriço que ligue a Estremadura à localidade portuguesa de Évora". A ligação deverá realizar-se entre Plasencia e Évora, tal como foi inicialmente noticiado pelo eldiario.es, e só será possível em 2025 com a conclusão da nova linha Évora - Elvas.
Leia Também: Linha Circular. Estação de comboios do Cais do Sodré "não será encerrada"