Se é investidor ou está a pensar estrear-se neste mundo, saiba que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disponibiliza simuladores e comparadores de custos que podem ajudar. Pode consultar aqui.
"De forma a promover uma maior transparência da informação prestada aos investidores, disponibilizamos a partir desta página acesso a tabelas comparativas e a simuladores que, neste último caso, permitem calcular, com base em valores específicos inseridos pelo investidor, os respetivos custos que suportariam", explica a CMVM.
Estes custos estão relacionados com "serviços prestados pelos intermediários financeiros na colocação de obrigações em mercado primário e na negociação de ações e obrigações em mercado secundário" e com investimentos em "organismos de investimento coletivo (fundos mobiliários e imobiliários)".
"Estas ferramentas visam dotar o investidor com informação ainda mais adequada e completa para uma tomada de decisão de investimento consciente e responsável e, simultaneamente, reforçar a sua proteção", remata a CMVM.
Leia Também: Viagens. Quem passa pela Alfândega? E pelo corredor 'Nada a Declarar'?